Informação Automóvel

Fundo de Garantia Automóvel

Caso não seja possível à sua Seguradora regularizar os danos do seu veículo, face às coberturas contratadas, deverá contactar o Fundo de Garantia Automóvel, desde que se verifique uma das seguintes situações:
- a apólice de seguro do veículo ou do condutor responsável pelo acidente, não se encontre válida;
- se houver danos corporais (feridos) e o condutor do veículo responsável seja desconhecido;
- se o sinistro ocorrer no estrangeiro com um veículo terceiro também de matrícula estrangeira.

Contactos
Avenida da República, nº 59/59A 1050-189 Lisboa
Telefone: 217 913 564
Telefone Gratuito: 800 201 920
Fax: 217 954 189
E-mail: fga@asf.com.pt

 

Caso o acidente tenha ocorrido em território nacional com um veículo de matrícula estrangeira, sendo este o responsável, deverá contactar:

Gabinete Português da Carta Verde


Rua Rodrigo da Fonseca, nº 41 r/c, 1250-190 Lisboa
Telefone: 213 848 101/102
Fax: 213 831 422
E-mail: aps@apseguradores.pt

Se não ficar satisfeito com o tratamento que lhe for dispensado, poderá enviar a sua exposição para o Departamento de Gestão de Reclamações. Os procedimentos instituídos garantem que todas as comunicações são analisadas e respondidas atempadamente. Pode ainda enviar as suas reclamações para o Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e/ou o Instituto do Consumidor.

 

Regularização de Sinistros

Prazos Médios de Regularização de Sinistros

Prazos Médios de Regularização de Sinistro de Danos Materiais (dias úteis) Danos Próprios Responsabilidade Civil Total
Primeiro contacto para marcação de peritagens 1,30 1,51 1,40
Conclusão de Peritagens 3,92 3,47 3,69
Disponibilização dos relatórios de peritagem (1)
Comunicação da assunção ou não da responsabilidade 4,83 10,34 7,59
Comunicação da decisão final após prestação de informação adicional pelo segurado (2)
Último pagamento da indemnização 0,00 0,00 0,00
Nº de sinistros 1723 6674 8497

 

Prazos Médios de Regularização de Sinistro de Danos Materiais com Danos Corporais (dias úteis) Responsabilidade Civil
Primeiro contacto para obtenção de autorização para regularização dos danos materiais 1,57
Contacto para marcação de peritagens 1,55
Conclusão das peritagens 1,41
Disponibilização dos relatórios de peritagem (1)
Comunicação da assunção ou não da responsabilidade 14,87
Comunicação da decisão final após prestação de informação adicional pelo segurado (2)
Último pagamento da indemnização (materiais) 0,24
Nº de sinistros 113

Prazos Médios de Regularização de Sinistro de Danos Materiais (dias úteis)

Primeiro contacto para marcação de peritagens

Danos Próprios 1.15
Responsabilidade Civil 1.23
Total 1.19

 

Conclusão de Peritagens

Danos Próprios 3.33
Responsabilidade Civil 2.90
Total 3.11

 

Disponibilização dos relatórios de peritagem

Danos Próprios (1)
Responsabilidade Civil
Total

 

Comunicação da assunção ou não da responsabilidade

Danos Próprios 6.75
Responsabilidade Civil 7.36
Total 7.06

 

Comunicação da decisão final após prestação de informação adicional pelo segurado

Danos Próprios 2.00
Responsabilidade Civil 2.00
Total 2.00

 

Último pagamento da indemnização

Danos Próprios 0.00
Responsabilidade Civil 0.39
Total 0.19

 

Nº de Sinistros

Danos Próprios 1798
Responsabilidade Civil 6638
Total 8436

 

Prazos Médios de Regularização de Sinistro de Danos Corporais (dias úteis)

Responsabilidade Civil

Informação sobre a necessidade de proceder a exame de avaliação do dano corporal 9.00
Disponibilização do relatório do exame de avaliação corporal (1)
Comunicação da assunção ou não da responsabilidade - danos corporais 18.40
Comunicação da assunção ou não da responsabilidade consolidada (2)
Último pagamento de indemnização (corporais) 3.00
Nº de Lesados 4

 

Prazos Médios de Regularização de Sinistro de Danos Materiais com Danos Corporais (dias úteis)

Responsabilidade Civil

Primeiro contacto para obtenção de autorização para regularização dos danos materiais 1.33
Contacto para marcação de peritagens 1.33
Conclusão das peritagens 1.33
Disponibilização dos relatórios de peritagem (1)
Comunicação da assunção ou não da responsabilidade 11.28
Comunicação da decisão final após prestação de informação adicional pelo segurado 2.00
Último pagamento da indemnização (materiais) 0.00
Nº de Sinistros 109

(1) Relatórios de peritagem disponíveis no dia da conclusão da peritagem(2) Casos inexistentes
Nota: Dados recolhidos através dos ficheiros submetidos à ASF entre 01-01-2016 e 31-12-2016

 

Clique aqui para descarregar o documento

Para mais informações contacte a Ocidental Seguros

Ocidental - Companhia Portuguesa de Seguros, SA
Apartado 15009, 1074-806 Lisboa

Telefone Lisboa: 210 042 490
Telefone Porto: 226 089 290

Linha Sinistros Automóvel: 210 096 495
Fax: 213 178 640
E-mail: sinistros.automovel@ocidental.pt