Informação Sinistros Vida Risco

Consequências da falta de indicação ou incorreção dos elementos de identificação dos beneficiários de contratos de seguro de vida ou de acidentes pessoais

Informa-se, nos termos do disposto no artigo 4.º do decreto-lei n.º 384/2007, de 19 de Novembro, que a falta de indicação ou a incorreção dos elementos de identificação dos beneficiários em caso de morte dos contratos de seguro de vida ou de acidentes pessoais, designadamente o nome ou a designação completos, a sede ou o domicílio e os números de identificação civil e fiscal, pode ter por efeito dificultar ou impossibilitar a Ocidental de dar cumprimento aos deveres de informação e comunicação previstos na lei, tendo em vista o pagamento do capital seguro em caso de falecimento do segurado.

Participação de sinistros e indemnizações

Consulte os documentos exigíveis e os prazos máximos estabelecidos para participação de sinistros e indemnizações em seguros de vida risco consoante a cobertura a ser acionada.

Sinistros vida risco: prazos e documentos

Situação Documentos necessários Prazo de participação Prazo de indemnização
Morte (doença) Informação A verificação do sinistro deve ser comunicada ao segurador pelo tomador do seguro, herdeiros legais ou beneficiários, no prazo de 8 dias a contar da sua ocorrência. O segurador obriga-se a satisfazer a prestação contratual a quem for devida, 30 dias após a entrega dos documentos indispensáveis e comprovativos da verificação do risco coberto, suas causas, circunstâncias e consequências nos termos das Condições Gerais.
Morte (acidente) Informação
Invalidez  Informação A participação deve ser efetuada por escrito e nos 60 dias imediatos à constatação da invalidez pela pessoa segura ou quem o represente.
Doenças Graves Informação A participação deve ser efetuada por escrito e nos 60 dias imediatos à constatação da doença grave pela pessoa segura ou quem o represente.