Reclamações

Os Tomadores de seguros, Segurados, Beneficiários ou Lesados podem apresentar reclamações dirigidas à Ocidental Seguros ou ao Provedor do Cliente. Estas obterão resposta escrita no prazo de 20 dias, ou de 30 dias nos casos de especial complexidade.

Reclamações dirigidas à Ocidental Seguros

As reclamações dirigidas à Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros, SA. ou Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, SA podem ser apresentadas através dos seguintes meios:
- O local onde foi adquirido o seguro (sucursais do Millennium bcp ou mediadores da Ocidental);
- Por e-mail para o endereço de correio eletrónico: apoioaocliente@ocidentalseguros.pt;
- Por carta dirigida à Ocidental Seguros para a morada: Av. Dr. Mário Soares, Edifício 10 - Tagus Park, 2744-002 Porto Salvo.

Requisitos da apresentação de reclamações à Ocidental Seguros

As reclamações dirigidas à Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros, SA e Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, SA devem ser apresentadas por escrito ou por qualquer outro meio do qual fique registo escrito ou gravado, indicando com clareza os seguintes dados:
- Nome completo do reclamante e, caso aplicável, da pessoa que o represente;
- Qualidade do reclamante, designadamente de Tomador de seguro, Segurado, Beneficiário ou Lesado ou de pessoa que o represente - Dados de contacto do reclamante e, se aplicável, da pessoa que o represente;
- Número de documento de identificação (BI, Cartão do Cidadão ou outro) do reclamante;
- Descrição dos factos que motivaram a reclamação, com identificação dos intervenientes e da data em que os factos ocorreram, exceto se tal for manifestamente impossível;
- Data, local e assinatura.

A Ocidental Seguros reserva-se o direito de não admissão da reclamação, nos termos regulamentares em vigor, sempre que:
- Sejam omitidos dados essenciais que inviabilizem a respetiva gestão ou que não tenham sido fornecidos ou corrigidos quando o reclamante tenha sido convidado a suprir a omissão;
- Se pretenda apresentar uma reclamação relativamente a matéria que seja da competência de órgãos arbitrais ou judiciais ou quando a matéria objeto da reclamação já tenha sido resolvida por aquelas instâncias;
- Reitere reclamação anterior apresentada pelo mesmo reclamante em relação à mesma matéria e que já tenha sido objeto de resposta, salvo se contiver factos novos;
- A reclamação não tenha sido apresentada de boa fé ou o respetivo conteúdo for qualificado como vexatório.

Reclamações dirigidas à Médis - Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, SA

Reclamações dirigidas à Ocidental - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, SA

Recomendações do Provedor Ocidental

Recomendações Provedor Ocidental (2016)

Recomendações Provedor Ocidental Vida (2016)

Reclamações dirigidas ao Provedor do Cliente

O Provedor do Cliente tem como função principal a defesa e promoção dos direitos, garantias e interesses legítimos dos Clientes da Ocidental Seguros e garantir a qualidade de serviço que lhes é prestado.

Nos termos da legislação em vigor só podem ser dirigidas ao Provedor do Cliente as reclamações que já tenham sido objeto de apreciação pela Ocidental Seguros mas o reclamante discorde do sentido da mesma, bem como daquelas a que não tenha sido dado resposta no prazo de 20 dias ou, nos casos que de especial complexidade, de 30 dias.

As Reclamações devem ser dirigidas ao Provedor do Cliente:
Nome: Dr. Mário Gomes de Oliveira
Email: provedor@mm-advogados.com
Morada: Rua Rodrigues Sampaio, nº 146 – 4º Esq., 1150-282 Lisboa

As reclamações apresentadas à Provedoria terão resposta escrita ao Cliente com o parecer do Provedor no prazo de 30 dias ou, nos casos que revistam maior complexidade, no prazo de 45 dias.

Caso pretenda, pode consultar o Regulamento do serviço de provedoria do Cliente, clicando aqui.

Resolução alternativa de litígios

Informação geral relativa a Resolução Alternativa de Litígios

As Entidades de Resolução Alternativa de Litígios permitem resolver litígios de consumo fora dos tribunais são habitualmente rápidas, simples e pouco dispendiosas para o consumidor.

A Ocidental Seguros é aderente do CIMPAS – Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros, com os seguintes contactos:
Morada: Av. Fontes Pereira de Melo, nº 11 – 9º Esq., 1050-115 Lisboa
Telefone: 213 827 700
Fax: 213 827 708
Email: geral@cimpas.pt
Para mais informações, consulte o site do CIMPAS em www.cimpas.pt

Informação específica relativa a Resolução Alternativa de Litígios -Contratação Online

Sem prejuízo da possibilidade de recurso às Entidades de Resolução Alternativa de Litígios, sempre que esteja em causa uma situação de contratação realizada exclusivamente online (via Internet), os litígios de consumo daí decorrentes podem ser resolvidos através da Plataforma Europeia de Resolução de Litígios em Linha.

Esta Plataforma, gerida pela Comissão Europeia e de utilização gratuita, dirige-se aos consumidores que contratem exclusivamente online (via Internet) e destina-se a ajudá-los a resolver litígios sem ter de recorrer aos tribunais.