Móbis - Automóvel

O seguro Móbis é um seguro de responsabilidade civil que garante danos patrimoniais e não patrimoniais causados a terceiros e que permite acionar coberturas facultativas.

Assistência em Viagem

Na Ocidental disponibilizamos uma plataforma que permite fazer o pedido de assistência em viagem em caso de avaria e outros serviços de assistência de uma forma rápida e intuitiva. Pode ainda acompanhar o percurso do reboque em tempo real até chegar a si.

Saiba como participar o sinistro

Acidente

O que é que deve fazer em caso de acidente?

1. Vestir o colete refletor, para tornar visível a sua presença na via aos outros condutores

2. Colocar o triângulo refletor a 30m de distância do acidente

3. Certificar-se que tem a DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel) e assegurar o seu preenchimento, com o máximo de informação possível, com letra legível por parte de todos os intervenientes no acidente e com as respetivas assinaturas

4. Se não tiver uma DAAA, deve recolher as seguintes estas informações:

  • a identificação do/s condutor/es e a/s matrícula/s do/s veículo/s envolvido/s no acidente
  • a data, a hora, o local e as circunstâncias do acidente
  • a identificação de testemunhas do acidente (casos existam), e os seus contactos

5. Se possível, deve tirar fotografias do/s veículo/s envolvido/s, dos danos causados e do local do acidente.

 

Sabe como preencher a DAAA?

A DAAA só deve ser preenchida por ambos os intervenientes se houver acordo relativamente às circunstâncias do acidente. 

Os condutores devem preencher e assinar a mesma DAAA. A DAAA é a formalização da participação do acidente é composta por dois exemplares. Cada condutor deve ficar com um exemplar para entregar à sua seguradora. O verso da DAAA deve ser preenchido e assinado individualmente por cada condutor.

 

E se não houver acordo relativamente às circunstâncias do acidente?

Nesse caso, cada condutor deve preencher e assinar a sua própria DAAA e entregar na sua seguradora. Se entender apropriado, de acordo com as circunstâncias, poderá também contactar a polícia para se dirigir ao local e elaborar o auto de ocorrência.

1. Escreva aqui a data, hora e local do acidente. Se houver testemunhas ou feridos, indique também os seus nomes

2. Coloque uma cruz em cada quadrado que indique uma circunstância do acidente

3. Faça aqui um esquema do acidente visto de cima. Assinale a posição dos 2 veículos e o ponto onde bateram. Este esquema é muito importante para percebemos melhor o que aconteceu

4. Local onde os 2 condutores intervenientes no acidente devem assinar. O facto de estar assinada não significa que assume a responsabilidade pelo acidente.

Faça download da DAAA

 

Como resolvemos o acidente? 

1. Acidentes com apenas 2 veículos, em que não há feridos e com DAAA preenchida e assinada:

  • Se a DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel) estiver totalmente preenchida e assinada pelos 2 únicos intervenientes no acidente, então nesse caso, aplicamos a Convenção de Indemnização Direta ao Segurado (IDS), que permite agilizar o processo de resolução do acidente, com toda a comodidade para si.
  • No caso de a DAAA estar preenchida e assinada apenas por um dos intervenientes do acidente, então aplicamos a Convenção Complementar da Indemnização Direta ao Segurado (CIDS), que permitirá de igual forma agilizar o processo de resolução do acidente entrando em contacto com a Seguradora do outro interveniente no acidente.

Os regimes das Convenções IDS e CIDS só podem ser aplicáveis se as seguradoras envolvidas no acidente forem aderentes a estas convenções.

 

2. Outros acidentes:

Quando:

  • as seguradoras dos veículos acidentados não são aderentes às convenções IDS ou CIDS
  • o acidente envolve mais do que 2 veículos
  • o acidente envolve feridos
  • não existe uma DAAA totalmente preenchida e/ou assinada

Nestes casos, como resolvemos o acidente?

  • Se contratou a cobertura de Danos Próprios (‘seguro contra todos’), pode acionar essa cobertura de acordo com condições contratuais da sua apólice e resolvemos o processo dos danos no seu veículo causados pelo acidente.
  • Se apenas tiver cobertura de Responsabilidade Civil (‘seguro contra terceiros’), deve dirigir-se à seguradora do outro interveniente no acidente que considera responsável e reclamar os danos causados no seu veículo pelo acidente.

Participar sinistro

Para onde deve enviar a Participação do Acidente?

Participe o sinistro em Participação de Sinistro Automóvel e envie-nos a sua participação do acidente, juntamente com a DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel). Se tiver, envie-nos também fotografias do acidente (dos danos, do local, etc).

Regularização do acidente

Como fazemos a avaliação dos danos?

A avaliação de danos (peritagem) tem como objetivo estimar o custo dos danos causados pelo acidente e é feita por um técnico qualificado (perito). Depois desta avaliação, o perito elabora um relatório de peritagem com os danos e os valores de reparação.

 

O processo de avaliação dos danos (peritagem) passa por estas etapas:

1. Contacto de agendamento da peritagem:  ocorre até 2 dias úteis a partir da data da participação do acidente

2. Avaliação dos danos e a orçamentação da reparação: esta avaliação e orçamentação é feita pela oficina onde o veículo estiver e pode demorar até 8 dias úteis (ou até 12 dias úteis, no caso de ser necessária a desmontagem do veículo).  Se houver uma DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel) válida e assinada por ambos os intervenientes, os prazos para a peritagem e orçamentação da reparação podem ser mais curtos – até 4 dias úteis ou até 6 dias úteis, no caso de ser necessária a desmontagem do veículo

3. Disponibilização do relatório de peritagem: se houver uma DAAA válida e assinada por ambos os intervenientes, após a conclusão da avaliação dos danos e orçamentação da reparação, a oficina disponibiliza para consulta o respetivo relatório de peritagem num prazo máximo de 2 dias úteis. No caso de não haver DAAA, este prazo máximo é de 4 dias úteis.

 

Quais os prazos de decisão de responsabilidade?

Desde a data em que participou o acidente, e se existir a DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel) válida e assinada por ambos os intervenientes no acidente, temos até 17 dias úteis para lhe comunicarmos a decisão de responsabilidade do acidente

Caso contrário, o prazo máximo é de 32 dias úteis, desde a data em que participou o acidente.

 

Quando pode reparar o seu veículo?

Se já recebeu a autorização de reparação por parte da Ocidental, então agora pode combinar diretamente com a oficina o início da reparação à do veículo.

 

O seu veículo está em situação de perda total?

Se a Ocidental o informou que os danos do seu veículo configuram uma situação de perda total, isso significa que não vamos reparar os danos no veículo. Nesse caso, deve enviar-nos a informação específica que lhe pedimos para lhe pagarmos uma indemnização.

 

Em que situações de acidente pode ter direito a um veículo de substituição?

  • Se tem um seguro com Danos Próprios (‘seguro contra todos’), e tem contratada a cobertura facultativa de Veículo de Aluguer
  • Se o acidente está a ser resolvido ao abrigo da Convenção de Indemnização Direta ao Segurado (IDS) ou da Convenção Complementar de Indemnização Direta ao Segurado (CIDS).

 

Consulte os tempos médios de regularização dos sinistros automóvel no âmbito das obrigações do DL 291/2007.

Prazos Médios de Regularização de Sinistros em 2024

Prazos Médios de Regularização de Sinistros em 2023

Prazos Médios de Regularização de Sinistros em 2022

Documentação

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